O Sistema VersaTorres permite especificar a geometria da estrutura através da definição dos nós e das barras e/ou dos painéis padronizados que a compõem.
As cargas nas fundações são calculadas, simultaneamente, ao cálculo dos esforços nas barras.
O dimensionamento das barras e ligações da estrutura pode ser feito segundo várias normas nacionais e internacionais, tais como NBR 8850, NBR 8800/LFRD, AISC/ASD, AISC/LRFD e no caso da ASCE, em mais de uma versão.
Enfatizamos que o Sistema VersaTorres foi desenvolvido para o cálculo de estruturas reticuladas composta por barras retas, especificamente “treliças espaciais”, associadas ou não com elementos/estruturas de cabos.
Os esforços nas extremidades das barras são obtidos pelo método da rigidez direta, também conhecido como método dos deslocamentos.
Nesse método, a matriz de rigidez da barra é montada considerando-se uma de suas extremidades fixa, enquanto na outra extremidade introduz-se um deslocamento unitário na direção na qual se quer determinar a rigidez. Esse método pode ser encontrado em detalhes em qualquer livro de análise matricial de estruturas, lembrando que por definição uma barra de treliça só resiste a carregamento axial.
O projeto de torres envolve procedimentos diferenciados e específicos, ou seja, é necessário programas desenvolvidos especificamente para esta finalidade.
Privilegia o desenvolvimento dos projetos;
Implementa vários recursos que facilitam e otimizam o cálculo de torres;
Torna o sistema de geração de um memorial de cálculo bastante dinâmico.